Melhoria na saúde
Com assessoria do Sírio-Libanês, programa de melhoria na emergência do Socorrão II é iniciado na gestão do prefeito Edivaldo
Visando promover melhorias ao fluxo de pacientes, ao atendimento e aos processos administrativos, o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II) está recebendo o projeto ‘Lean nas Emergências’, ação criada pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento em emergência de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A execução da ferramenta conta com o assessoramento técnico de especialistas do Hospital Sírio- Libanês, que realizaram, na manhã desta quarta-feira (21), a primeira reunião com profissionais do Socorrão II, oportunidade na qual contextualizaram os principais aspectos dessa metodologia de gestão e apresentaram o diagnóstico de desempenho operacional do hospital conforme estudo realizado pelo Sírio-Libanês na unidade. O projeto ‘Lean nas Emergências’ faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. A iniciativa visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população brasileira que utiliza o sistema público de saúde.
O projeto treina e auxilia os profissionais do hospital na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos de urgências das unidades contempladas pelo projeto.
As ações incluem a implantação de procedimentos e protocolos clínicos de urgência e emergência nos hospitais do SUS, com a criação de ferramentas que facilitem e melhorem o fluxo e, também, o acesso das equipes às informações.
A implementação do projeto conta com a intervenção de especialistas em Lean (termo inglês que significa enxuto), para otimizar os processos e atendimento nas emergências.
Com a implantação dessas medidas, a Prefeitura de São Luís já reduziu em cerca de 50% a incidência de casos de infecções do trato urinário associada ao uso de cateter vesical em pacientes internados na UTI do Socorrão II.