Evangélico inaugura novo pronto-socorro que promete aumentar número de atendimentos
A nova ala dispõe de equipamentos mais modernos e um espaço de 1.200 m² – 50% maior do que o anterior
No dia em que o Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) completa 60 anos desde sua fundação, a população de Curitiba e região metropolitana ganha um novo pronto-socorro. A nova ala, inaugurada na tarde desta quinta-feira (5), dispõe de equipamentos mais modernos e um espaço de 1.200 m² – 50% maior do que o anterior – que promete aumentar o número de atendimentos.
O diretor-geral do hospital, Rogério Kampa, explica que o investimento irá aumentar o número de vagas e melhorar a qualidade do atendimento. “Esse é um presente que o Instituto Presbiteriano Mackenzie traz para Curitiba. É uma necessidade da cidade ter um pronto-socorro novo, mais moderno, que atenda bem a população, principalmente a população do SUS. A novidade aumenta o número de vagas para o SUS e dá mais qualidade de atendimento, porque o importante para nós agora é melhorar a qualidade do atendimento”, disse Kampa.
O novo pronto-socorro vai contar com mais de 50 leitos, divididos em quatro leitos de alto risco (vermelho); 15 leitos em sala para decisão médica (amarelo); 20 leitos para observação; quatro leitos de inalação com poltronas; dois leitos de isolamento; sete consultórios médicos; uma sala de classificação de risco; farmácia, serviço social e sala para colocação de gesso.
A secretária da saúde de Curitiba, Marcia Huçulak, conta que está muito feliz com o investimento no pronto-socorro e agradece o Grupo Mackenzie pelo trabalho. “Nós da Secretaria de Saúde estamos muito felizes com a reabertura desse pronto-socorro que é referência para o Paraná inteiro. O Evangélico é um hospital completo, que atende de A a Z. O pronto-socorro tem voltado a ofertar serviços com qualidade com a melhoria da estrutura e revitalização. Só temos a agradecer ao Mackenzie”, afirmou ela.
Com a transferência do pronto-socorro para o novo local, o espaço antigo, que contava com 40 leitos, também passará por reformas, para ampliar ainda mais a capacidade e a qualidade nos atendimentos. De janeiro à julho, o local fez mais de 8 mil atendimentos e uma média de 41 pacientes por dia.
O pronto-socorro do Hospital Evangélico Mackenzie integra a Rede de Urgência e Emergência do município e é referência no atendimento do trauma e da dor torácica. O Hospital é responsável pelo atendimento de mais da metade dos casos de emergência de Curitiba e região metropolitana. A partir de sexta-feira (6/9) a nova ala já estará recebendo pacientes.
Além das novas instalações, o pronto-socorro do HUEM passou a integrar uma seleta rede de hospitais brasileiros que participam do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. Com objetivo de agilizar e aprimorar o atendimento emergencial será implantado no hospital o Projeto Lean, que conta com a consultoria do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo.