O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Sirio-Libanês, através do PROADI.
Este projeto tem como objetivo a redução da superlotação dos serviços de urgências e emergências de Hospitais Públicos do SUS e de Hospitais Filantrópicos;
Espera-se que a melhoria nos processos dos Hospitais possa refletir positivamente na atual situação de superlotação enfrentada por diversas entidades. Para que essa melhoria ocorra, será utilizada a Metodologia Lean e suas ferramentas, foi daí que surgiu o nome deste Projeto.
O projeto ocorrerá em Ciclos/etapas, planejados para realização em períodos de 4 a 6 meses, onde Especialistas de Processos e Médicos do Hospital Sírio-Libanês realizarão visitas periódicas aos Hospitais selecionados para participarem da Intervenção Lean nas Emergências.
No âmbito do Ministério da Saúde, o PROADI-SUS é normatizado por meio do Anexo XCIII à Portaria de Consolidação n° 5/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, notadamente com as alterações promovidas pela publicação da Portaria n° 3.362/GM/MS, de 8 de dezembro de 2017, que estabelece as regras e os critérios para apresentação, análise, aprovação, monitoramento e prestação de contas de projetos de apoio e para a prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares no âmbito do PROADI-SUS.
O Hospital Sírio-Libanês integra o PROADI-SUS ao lado de outras quatro instituições de saúde também reconhecidas por sua excelência junto ao MS: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, HCor – Hospital do Coração, Hospital Israelita Albert Einstein e Hospital Moinhos de Vento. Juntos, os cinco Hospitais formam o chamado G5.
Clique aqui para saber mais sobre o Lean.
A Metodologia Lean é bastante conhecida, por ser utilizada há muito tempo no setor industrial e principalmente automotivo, porém recentemente foi percebido que essa metodologia se encaixa perfeitamente ao cenário Hospitalar.Os Hospitais Selecionados para participarem da Intervenção presencial do Projeto, serão acompanhados e receberão visitas quinzenais de nossa equipe, formada por Especialistas de Processos e Médicos do Hospital Sírio-Libanês, durante o período de 4 a 6 meses.
Nessas visitas, a equipe irá capacitar os Hospitais a visualizar os seus processos, gargalos e pontos de melhoria de uma forma mais clara, além de sugerir diversas iniciativas que resultarão na redução da superlotação do Hospital.
O ciclo de Intervenção é dividido em 2 etapas.
A primeira delas, é o acompanhamento presencial, no qual as equipes de especialistas do Hospital Sírio-Libanês irão visitar quinzenalmente os Hospitais selecionados para a Intervenção. Essas visitas durarão de 4 a 6 meses e após as implementações das melhorias os Hospitais passarão por uma etapa de Controle, com duração de 12 meses, para garantir que os resultados continuarão mesmo após o fim das visitas.
O Projeto começou com um piloto em 6 Hospitais, ainda em 2017 (Ciclo 0). Como foi percebido um grande sucesso e potencial de crescimento, o projeto deu início à mais um ciclo em maio/2018, sendo esse ciclo finalizado em setembro/2018 (Ciclo 1). De novembro/2018 à maio/2019 ocorreu o Ciclo 2 do projeto. Atualmente estamos no Ciclo 3.
Até o 2º semestre de 2020, ocorrerão 6 Ciclos para que sejam realizadas intervenções em 100 Hospitais.
Para integrar o time de hospitais que recebem a intervenção do Lean nas Emergências a instituição deve atender alguns critérios essenciais de elegibilidade, como por exemplo, ser de natureza pública e/ou filantrópica, ter uma quantidade mínima de leitos, estar integrado à Rede de Urgência e Emergência, dentre outros.
Quer saber se seu hospital atende a estes requisitos?
Acesse o campo - critério de elegibilidade e conheça todos os critérios.
A Comunidade Lean nas Emergências tem como objetivo o compartilhamento de informações, conhecimentos e experiências sobre o Projeto Lean nas Emergências, além de poder também capacitar outros Hospitais, que não forem selecionados para a Intervenção, a atingir resultados positivos utilizando a Metodologia Lean.
Clique aqui para conhecer mais sobre a Comunidade Lean nas Emergências.
O Projeto Lean nas Emergências impactará estes Hospitais de diversas formas.
Os Hospitais escolhidos para a Intervenção poderão ter excelentes resultados com o apoio da equipe Especialista do Hospital Sírio-Libanês e também com o engajamento de toda equipe do Hospital, percebendo diferenças significativas no que diz respeito à Melhoria de Processos, Organização, Redução da Superlotação, entre outras.
Já para os Hospitais que não forem selecionados para a Intervenção, estes poderão se capacitar através das experiências de quem já está aprendendo e utilizando a Metodologia Lean, além de poder acessar cursos disponibilizados gratuitamente.
Todas essas iniciativas culminarão na redução da Superlotação do Serviço de Urgências e Emergências dos Hospitais e consecutivamente na melhoria dos processos, com redução de desperdícios, falhas e etapas desnecessárias.