Lean nas Emergências

Comunicação

Metodologia Lean melhora processos de gestão do Ophir Loyola

Filosofia contribui para a modernização da gestão do Hospital

A inserção do Sistema Lean, uma filosofia de melhoria de processos baseado em tempo e valor, contribui para a modernização da gestão do Hospital Ophir Loyola, com jornadas clínicas mais rápidas e eficientes, eliminação de desperdícios e melhor utilização dos recursos. O Lean se tornou a estratégia organizacional do HOL, por meio da consultoria do Hospital Sírio-Libanês, como parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde.

A intervenção iniciou na urgência e emergência oncológica (Unidade de Atendimento Imediato) e os resultados foram satisfatórios, segundo a avaliação dos técnicos do Hospital Sírio-Libanês. Além da redução na taxa de superlotação em 65%, o tempo de passagem com internação do usuário pelo serviço reduziu em 23% em fevereiro e 38%, em março; ou seja, diminuiu o tempo de espera para a chegada do paciente até um leito de internação, resultando em um atendimento de melhor qualidade e redução da sobrecarga na Unidade de Atendimento Imediato.

O superintendente do Instituto de Oncologia, Paulo Soares, explica que as ferramentas e os protocolos do programa de ajuda de gestão contribuíram para um melhor atendimento no menor tempo possível. “Normalmente, a maior procura é por dor crônica na emergência oncológica. Se o paciente entra aqui, deve ser atendido o mais rápido possível por um profissional que vai avaliar a necessidade daquele paciente, se precisa de exame ou de alguma terapêutica”, afirma.

Ainda segundo o superintendente, acompanha-se, hoje, o curso do usuário desde o momento da entrada até a saída do hospital, uma monitorização do paciente em tempo real. “Observa-se todas as ações que estão sendo feitas durante toda a assistência, otimizando recursos, fluxo internos, espaços e insumos para que o paciente não perca tempo”, destaca Paulo Soares.

O Hospital Ophir Loyola foi contemplado no ciclo 2 do projeto, junto a 19 hospitais de todo o País. No total, 38 hospitais públicos e filantrópicos já receberam a consultoria, o objetivo é alcançar 100 hospitais até o final de 2020.

O Sistema Lean – É um modelo de trabalho criado na indústria automobilística japonesa, para aumentar a produtividade e a eficiência, que chegou no Ocidente após a Segunda Guerra Mundial. A partir da década de 90, houve uma adaptação para utilização na área da saúde.

Um dos indicadores utilizados para medir os resultados do projeto é chamado de Nedocs (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência), que mede a superlotação a partir de parâmetros, como a quantidade de pacientes em atendimento, pontos de cuidado, pacientes aguardando leitos de internação, total de leitos disponíveis, tempo para chegada ao leito e reocupação do leito. Também já foi inserida o Dailly Huddle, que consiste em reuniões rápidas e diárias para a promoção de uma comunicação resolutiva, entre outras ferramentas de gestão.

Os consultores do Hospital Sírio-Libanês reúnem-se a cada 15 dias com os gestores do hospital, trazem uma nova ferramenta, elaboram um plano de ação e estabelecem uma rotina. Com a expansão para os demais setores do hospital, a metodologia Lean ajudará a reduzir longos períodos de espera, aumentando a produtividade e a eficiência do Ophir Loyola.

 

Por Leila Cruz

Fonte: https://redepara.com.br/Noticia/193058/metodologia-lean-melhora-processos-de-gestao-do-ophir-loyola#

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