Novo Centro de Emergência do Hias completa um ano de funcionamento
Integração do hospital ao projeto Lean nas Emergências contribui para melhora no serviço
O Centro de Emergência do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, completa neste mês um ano de inauguração. A unidade de atenção terciária para atendimento infantojuvenil é referência em tratamentos de alta complexidade.
O Centro conta com 26 leitos de enfermaria, oito leitos de UTI pediátrica, cinco leitos de Unidade de Terapia de Urgência (UTU) e mais cinco de reanimação. O espaço também possui uma sala de cirurgia para procedimentos de urgência e emergência e 16 leitos de observação.
Anteriormente, o Centro de Emergência funcionava no prédio principal do Hias, localizado na Rua Tertuliano Sales, 544, no bairro Vila União. Para ampliar o atendimento à população a aprimorar o cuidado destinado aos pacientes, o serviço foi transferido para a Rua Jorge Acurcio, 807, a cerca de 800 metros do hospital. Com a mudança, o espaço antigo foi integrado à assistência hospitalar do Hias.
“Nessa mudança, nós passamos por várias fases, mas tivemos um lado bom de ter mais espaço, de melhores acomodações para os nosso pacientes, para os nossos profissionais também”, avalia Patrícia Jereissatti, diretora-geral do Hias. Segundo ela, a pandemia de Covid-19 impôs um desafio ao atendimento na emergência. “Ainda assim, a gente tem atravessado isso com um atendimento de ponta. A gente só tem a agradecer a todos que contribuíram e continuam contribuindo para que a gente tenha esse andamento exitoso”.
Com 28 especialidades médicas, o Hospital Infantil Albert Sabin é uma unidade de referência em assistência pediátrica terciária para todo o Nordeste. O Hias é o maior hospital de pediatria do Ceará. Ao todo, são 365 leitos de internação e mais de 70 leitos de assistência domiciliar.
Lean nas Emergências
De acordo com Liduína Jalles, coordenadora do Centro de Emergência, a integração do hospital ao projeto Lean nas Emergências contribuiu para melhorar o serviço. Metodologia responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento de urgência e emergência de hospitais, o Lean integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde, e é realizado em parceria com o Sírio-Libanês.
“O que mudou principalmente foi o envolvimento dos outros setores do hospital na assistência ao paciente da Emergência. Então, grandes mudanças foram implementadas com o objetivo de ter mais leitos para internação dos pacientes oriundos da Emergência, já que 60% das internações partem da unidade. Hoje, todo o hospital está envolvido nessa distribuição e nesse atendimento”, explica Liduina.
Covid-19
Em um ano atípico no mundo todo em razão do coronavírus, os profissionais da Emergência do Hias foram aguerridos e consolidaram a unidade como referência no atendimento a pacientes com Covid-19. “Ter o atendimento da emergência em uma unidade separada dos outros atendimentos foi ainda mais fundamental neste período porque conseguimos isolar os pacientes diagnosticados com Covid-19 e dar a assistência da melhor maneira possível”, completa Liduína Jalles.