Lean nas Emergências

Comunicação

Projeto reduz superlotação nas emergências dos hospitais

Programa começou em seis unidades do SUS e já apresentou melhorias significativas. Agora, ele será ampliando para outros 10 hospitais

Projeto do Ministério da Saúde, implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, mostrou-se eficaz em reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas emergências de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Chamado de “Lean nas Emergências”, ele faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) que visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população brasileira que utiliza o sistema público de saúde. O Lean trabalha para melhorar processos com base no tempo, assegurando fluxos contínuos e eliminando desperdícios e atividades de baixo valor agregado.

Os seis primeiros hospitais que participam do projeto “Lean nas Emergências” são: Hospital Geral de Palmas (TO), HUGOL – Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (GO), Hospital Metropolitano Odilon Behrens (MG), Hospital Regional São José (SC), Hospital Geral do Grajaú (SP) e Hospital de Messejana (CE). Essas unidades foram indicadas pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS). O projeto piloto, que aconteceu de agosto a dezembro de 2017, treinou essas seis instituições e auxiliou na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos de urgências de hospitais.

Matéria completa

Veja também