“As equipes que atuam na emergência do Hospital Central da Santa Casa de São Paulo convivem com alta demanda, atendendo tanto aos pacientes que buscam espontaneamente o serviço, como aqueles encaminhados pela redes referenciadas. Essa situação gera sobrelotação, com longas esperas para atendimento e permanência de pacientes em macas no corredores.
O Projeto Lean nas Emergências provoca uma reflexão sobre como o processo é feito atualmente, e a aplicação das ferramentas apresentadas durante a capacitação permitirá uma melhoria no processo assistencial.
As equipes envolvidas estão engajadas no Projeto e estão executando ações como o “5 S” que já permitam evidenciar melhorias no ambiente. Envolver todo o Hospital é o desafio, para que toda assistência seja revisada e os melhores recursos possam ser disponibilizados na hora certa aos pacientes.
Vamos aproveitar as oportunidades apresentadas nessa capacitação promovida pelo Hospital Sírio-Libanês para replicar aqui os benefícios vistos nos Hospitais que participaram da primeira onda do Projeto.”