Este grupo é particular. Para participar dele, você precisa ser um membro registrado no site e pedir aos membros do grupo.
1914: O Hospital de Caridade de Passo Fundo é instituído em 20 de julho para oferecer os mais adiantados processos terapêuticos e cirúrgicos a seus associados e ao povo em geral. A denominação Hospital da Cidade foi adotada em 1960.
1980: Entre outras inovações, começa a funcionar o Pronto-socorro para o atendimento de urgências e emergências médicas.
1985: Começam a funcionar no Hospital da Cidade, o Centro de Tratamento Intensivo (adultos) e o Serviço de Hemodiálise, Diálise Peritoneal e Transplantes Renais.
1989: Graças ao convênio estabelecido com o Hospital da Cidade, o Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes tem o seu funcionamento viabilizado. Quatro anos depois é incorporado definitivamente ao HC.
1991: Mantendo a tradição de sempre acompanhar as inovações científicas e tecnológicas da Medicina, é realizada no Hospital da Cidade a primeira cirurgia por videolaparoscopia. Antes mesmo de haver exigências legais, em 20 de julho é inaugurada a Creche Raios de Sol, com toda a infraestrutura para o atendimento das crianças filhos(as) dos funcionários(as).
1998: Consolidando-se como instituição de ensino, o HC inicia as atividades do seu programa de residência médica e, mediante convênio com a Universidade de Passo Fundo, os programas de estágios curriculares de diversos cursos de graduação.
2000: O Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico e Neonatal é solenemente inaugurado no dia 24 de julho.
2003: Com a finalidade de proporcionar lazer e integração aos colaboradores e familiares, no dia 5 de abril é inaugurada a sede campestre da Associação dos Funcionários do Hospital da Cidade e do Hospital Psiquiátrico Bezerra de Menezes.
2007: São implantadas tecnologias para a realização de procedimentos nas áreas neurológica, vascular e digestiva. Ocorre a instalação do Serviço de Oftalmologia. O HC recebe credenciamento para captação de órgãos/tecidos e realização de transplantes de córneas.
2009: O HC passa a oferecer exames de Ressonância Magnética Nuclear e Densitometria Óssea. Ocorre a instalação dos departamentos de Gastroenterologia, Cirurgia Vascular e Registro Hospitalar de Câncer. A instituição recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência em Ortopedia e Traumatologia. O Hospital da Cidade promove o lançamento do livro “Registro Hospitalar de Câncer 2007/2008”.
2010: O HC conquista junto aos ministérios da Saúde e Educação nova recertificação como Hospital de Ensino. O Centro Cirúrgico é ampliado para o novo prédio. Começa a funcionar o Serviço de Hemodinâmica. O HC passa a contar com o segundo tomógrafo computadorizado. Solenemente é instalado o Departamento de Cirurgia Vascular, Angiologia e Cirurgia Cardíaca. Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 09. O HC recebe a autorização para o funcionamento do Programa de Residência Médica em Psiquiatria. Ocorre a fundação do Departamento de Psiquiatria.
2011: Entra em funcionamento o Posto de Enfermagem 10, no sexto pavimento do novo edifício. O Hospital da Cidade adquiriu um imóvel, na rua Silva Jardim, para a instalação da creche dos filhos dos funcionários. A área física do Centro Cirúrgico é revitalizada e passa a contar com o guarda-volumes. O Centro de Diagnósticos recebe novas tecnologias e passa a oferecer novos exames: Holter 24h, MAPA, Tilt Test, Audiometria, Espirometria e Eletroneuromiografia. Iniciam as atividades dos Programas de Residência Médica de Cancerologia Clínica e Neurocirurgia.
2012: Ocorre a instalação de uma passarela ligando o novo edifício e o terceiro pavimento das antigas instalações. Ocorre a implantação da Unidade de Dor Torácica e AVC. A infraestrutura da sala de recuperação pós-anestésico recebe melhorias. O Serviço de Cardiologia Intervencionista do Hospital da Cidade recebe credenciamento do SUS. Iniciam as reformas da área física do Posto de Enfermagem 04, Central de Esterilização e Pronto-Atendimento 24h.
2013: Em 16 de janeiro é realizada a primeira cirurgia cardíaca no HC. Prosseguem as obras do novo edifício e área física das antigas instalações. A Central de Materiais Esterilizados é totalmente reformada. Ocorre a aprovação do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS. A Residência Médica passa a oferecer a área de Cirurgia da Mão e outros programas têm ampliados o número de vagas.
2014: Entra em funcionamento a unidade Maternal da Creche Raios de Sol. Foi inaugurado o HC Clínicas (ambulatório de especialidades “ortopedia”).
2016: Entrou em funcionamento o Serviço de Fisioterapia Oncológica e o novo tomógrafo computadorizado Aquilion Prime 80 canais.
2017: Hospital da Cidade de Passo Fundo (HC) e IMED firmaram contrato de parceria estratégica para construção de um centro de excelência no ensino de Medicina em Passo Fundo. Ocorreu a inauguração do novo Centro de Hemodinâmica e do Centro Ambulatorial HC/IMED.
2018: O HC passa a ser denominado Hospital de Clínicas de Passo Fundo. A mudança teve por objetivo integrar as especialidades e serviços do Hospital, nos quais é referência macrorregional, e sua condição de campo para a prática de atividades de ensino na área da saúde e de centro de pesquisas. O Ambulatório de Ensino UFFS/HC inicia as atividades em novo local, possibilitando a ampliação do número de atendimentos. O Espaço Antonio Augusto Pretto, ampla área verde projetada com a finalidade de contribuir positivamente com o bem-estar e recuperação dos pacientes durante o período de internação foi inaugurado. Inicia o funcionamento do Centro Logístico, onde estão instalados os serviços de Processamento de Roupas, Laboratório de Farmacotécnica, Manutenção e Arquivo Médico e Estatística. Iniciam as obras de um novo edifício, na Rua Silva Jardim, que possibilitará a ampliação do número de leitos e serviços oferecidos pelo HC. O Hospital de Clínicas recebeu a visita de Acreditação para avaliação dos processos de qualidade na assistência e segurança do paciente, resultando na conquista do Certificado de Acreditação ONA – Nível 1.
2020: O Hospital de Clínicas recebeu a visita de Acreditação para avaliação dos processos de qualidade na assistência e segurança do paciente, resultando na conquista do Certificado de Acreditação ONA – Nível 2.
2022: O Hospital de Clínicas recebeu a visita de Acreditação para avaliação dos processos de qualidade na assistência e segurança do paciente, resultando na conquista do Certificado de Acreditação ONA – Nível 3.