Lean nas Emergências

Este grupo é particular. Para participar dele, você precisa ser um membro registrado no site e pedir aos membros do grupo.

Sobre

Fundado em 13 de fevereiro de 1947, o Hospital de Caridade de Viamão passou à gestão das Irmãs do Imaculado Coração de Maria em 1953 e foi por esta entidade filantrópica gerido até o ano de 2006 quando, mercê das dificuldades financeiras, inerentes à área da saúde, a entidade religiosa fez a doação do hospital à Fundação Universitária de Cardiologia – FUC.

Desde 01 de Novembro de 2006 o hospital está sob a gestão técnica e administrativa da FUC, passando, a partir desta data, a se chamar Instituto de Cardiologia – Hospital Viamão.

Situado no centro da Cidade, o Hospital Viamão, distingue-se como uma instituição de nova geração que, com inserção e comprometimento crescente junto à comunidade, exerce uma gestão profissional sem abandonar os princípios da filantropia, da humanização e qualidade do atendimento.
Sob gestão da FUC, o Hospital Viamão, como hospital geral, tem ampliado o seu papel assistencial em Viamão e na Região Metropolitana com destacada atuação na área de atendimento às Urgências/Emergências.

Distante cerca de 25 km da Capital se constitui hoje em uma alternativa resolutiva na área da saúde não só para a população de Viamão mas também como referência pactuada para os municípios de Alvorada, Cachoeirinha e Glorinha. Por sua localização e resolutividade o Hospital recebe pacientes oriundos destes e dos demais municípios vizinhos principalmente vítimas de acidentes das estradas da região. Esta característica do atendimento, trauma, faz com que o setor de emergência mantenha um quadro funcional de plantonistas que contribui para o elevado custeio do hospital mas, ao mesmo tempo, dá qualidade e resolução para o setor desafogando significativamente os gargalos da saúde que se verificam na região de maior densidade demográfica do Rio Grande do Sul.

Hoje o quadro de plantonistas nas 24 h é composto por 3 clínicos, 1 pediatra, 2 cirurgiões gerais, 1 neurocirurgião, 1 anestesiologista e 1 intensivista.