Este grupo é particular. Para participar dele, você precisa ser um membro registrado no site e pedir aos membros do grupo.
Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Brasil.
Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560. Sua trajetória é vasta e está, desde o início, atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado, em 1884, o Hospital Central, que tem sido pioneiro, em inúmeras áreas de atendimento à saúde e da educação hospitalar brasileira.
A Irmandade da Santa Casa de São Paulo também foi berço de duas das mais importantes faculdades de Medicina do Brasil: a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e da Escola Paulista de Medicina (Unifesp). Desde 1963 é a sede da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, reconhecida pelo desenvolvimento de pesquisas técnico-científicas e responsável pela formação de cerca de 120 médicos por ano.
Momentos importantes da história da cidade passaram pela Santa Casa. A Irmandade recebeu os soldados da Revolução Constitucionalista, participando ativamente da “Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo” e acolhendo a população carente com atendimento em todas as especialidades médicas existentes na época.
A instituição é prestadora de serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS) e a convênios com serviços públicos de saúde, e este compromisso filantrópico faz com que todos os recursos obtidos sejam aplicados em seus hospitais, garantindo a continuidade da assistência com o que há de melhor na área hospitalar.
O empenho da organização é para garantir o atendimento a pacientes provenientes do Município de São Paulo, embora atenda muitos pacientes oriundos de outras cidades do estado de São Paulo, de outros estados do Brasil e até mesmo de outros países, em todas as especialidades médicas, além do atendimento de alta complexidade como transplantes, neurocirurgias, entre outros.
Fazem parte da instituição, quatro unidades hospitalares de média e alta complexidade, um centro psiquiátrico e um centro de saúde escola. A Santa Casa é considerada hoje, um dos mais importantes complexos hospitalares do país e atende pelo SUS em todas as especialidades médicas.