Conheça o Projeto Lean nas Emergências
O Sistema Lean que pode ser traduzido como produção enxuta é uma metodologia japonesa que após a Segunda Guerra mundial chegou ao ocidente e foi utilizada em praticamente todos os setores produtivos. A partir da década de 90 houve uma adaptação para utilização na área da Saúde com impactos muito positivos.
Um dos indicadores utilizados para medir os resultados do projeto é o indicador de superlotação, chamado de NEDOCS (sigla em inglês para Escala de Superlotação do Departamento Nacional de Emergência) e mensura quesitos como tempo de passagem de pacientes pelas urgências, permanência no hospital, tempo de alta, entre outros.
Segundo Eduardo Crosara, diretor-geral do Hospital de Clínicas de Uberlândia (MG), a metodologia Lean pode ter sido inventada para a indústria, mas se tem uma área em que seus resultados são visíveis e aglutinadores é a saúde. “É uma ferramenta fantástica. O Lean nas Emergências é um projeto que envolve todas as áreas do hospital a partir da ‘porta-de-entrada’ do hospital até a saída do cliente. É um grande desafio e hoje não podemos viver mais sem essa metodologia”, explicou Crosara.